Documentário NSDPC

sábado, 6 de julho de 2013

Projeto NSDPC é Destaque em Jornal de Grande Circulação no Piauí


O Projeto NSDPC, voltado à preservação do Patrimônio Histórico, Artísitico, Cultural, Religioso e Arqueológico presentes na Comunidade Rural Palestina, pertencente ao município de Curral Novo do Piauí, teve destaque na dição deste domingo 07/07, no Jornal O Dia.

A reportagem de Francicleiton Cardoso, Diego Iglesias e Geysa Silva, trás na coluna Regional, paginas 04 e 05, o Projeto audacioso dos moradores e familiares daquela região, que se uniram na luta pela preservação da história e riqueza que tem aquela região.

A Capela, que traz traços da arquitetura mediterrânea, foi construída entre os anos de 1915 e 1920, por encomenda de Dona Luiza e Sr. João Fernando, e dedicada a Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, onde desde então se formou uma comunidade religiosa e propagou a devoção através de grandes festas, que atraia multidões de pessoas oriundas de outras localidades.

Com o descobrimento da existência desta ‘relíquia’ histórica e cultural, membros da Família Fernandes e amigos, decidem atender ao pedido de Dona Luiza e assim lutar pela preservação e reforma daquela comunidade, com o intuito de manter viva historia daquela obra edificada há centenas de anos, e ainda hoje presente na comunidade Palestina.

Conheça mais sobre o Projeto NSDPC, acesse a pagina na internet: www.nsdpc.blogspot.com.br

O Projeto que abrange a Capela centenária da Palestina, o Cemitério dos Caboclos e dos brancos, a barragem da palestina construída pelos negros, os demais vestígios foceis e culturais, pretende também mobilizar as grandes empreiteiras que atuam na região com o intuito de explorar o Minério de Ferro, para que as mesmas se sensibilizem a essas causas, e não só ajudem na preservação, mas como também contribua socialmente para que esses bens sejam resguardados de todo e qualquer tipo de degradação contra esse patrimônio.


Com informações do Jornal O Dia / ComNSDPC

Nenhum comentário:

Postar um comentário